Dentes que Mordem

Vânia Renata Abreu – Presidente Médici (RO)

A educadora Vânia Renata Abreu, da Escola Municipal de Educação Infantil Pingo de Gente criou o projeto “Dentes que Mordem”, com os objetivos de criar mecanismos para administrar os conflitos entre crianças e pais ocasionados pelas mordidas e construir uma sequência de atividades diferenciadas envolvendo o lúdico e o brincar capazes de gerar um ambiente de afeto reduzindo a incidência de mordidas. O projeto foi realizado com 18 crianças de 2 anos de idade.

A educadora Vânia é licenciada em Pedagogia com habilitação em Educação Infantil, Séries Iniciais do Ensino Fundamental e disciplinas Pedagógicas do Ensino Médio. É também Especialista em Gestão Escolar, Tecnologias em Educação e Metodologia e Didática do Ensino Superior. Atua na educação infantil como professora há 6 anos tendo a experiência de ser Professora Formadora do Proinfantil que deu embasamento teórico para a elaboração de projetos. É ainda servidora do estado há 14 anos ocupando atualmente a função de orientadora educacional do ensino fundamental na EJA.

1ª etapa: Foram realizadas reuniões com os pais para dialogar sobre o tema mordidas e explicar por que razões elas podem acontecer, mostrando a normalidade delas no desenvolvimento infantil, assegurando intervenções pedagógicas para evitá-las, organizada com base em textos de livros pedagógicos e outros que tratavam do assunto. Posteriormente foi enviado aos pais quinzenalmente um folder com informações e dicas sobre o tema Mordida.

2ª etapa: As crianças manipularam revistas e jornais. Recortaram, rasgaram, amassaram, e fizeram bolinhas com papel, procurando aliviar a agressividade.

3ª etapa: Foram construídas duas caixas de sensações para que a turma explorasse diferentes materiais como algodão, lixa, gelo, esponja de aço, observando a reação de cada criança. A turma aproveitou cada momento da atividade.

4ª etapa: Foi realizada a leitura de livros de literatura: Um bebê em forma de Gente, Gildo, O balde de chupetas, O mistério da caixa vermelha, Chapeuzinho Vermelho, etc. Após a leitura dos livros a turma teve a oportunidade de fazer várias releituras por meio de desenhos.

5ª etapa: Foi construído um carrinho com materiais recicláveis. Posteriormente foram organizados momentos favoráveis com o brinquedo produzido.