Família e Escola na Construção do Conhecimento

Rosimeire Gonçalves Braga Oliveira – Três Pontas (MG)

Com o projeto Família e Escola na Construção do Conhecimento, a educadora Rosimeire Oliveira colocou as famílias dos alunos em sintonia com a escola, tornando o aprendizado muito mais completo.

Concretizado na E.M. Antonieta Ferracioli Duarte, o projeto contou com 20 crianças de 4 anos.

Formada em Letras, Rosimeire Gonçalves Braga Oliveira trabalha com o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e com a educação infantil, que é onde se identifica mais.
É especializada em alfabetização e educação inclusiva e hoje cursa psicopedagogia.

Ao trabalhar temas do dia a dia, a educadora resolveu sair do comum: ao invés de manter a discussão apenas no ambiente de sala de aula, montou fantoches e cartazes em conjunto com os alunos.

Assim que ficaram prontos, os alunos se revezavam a levar os fantoches e cartazes para casa, em que os pais registravam com fotos ou vídeos sempre que possível.

Ao final de todos os temas, depois que todos os alunos levaram os cartazes para casa, foi feita uma maquete com tudo que foi aprendido.

“O resultado foi surpreendente, pois os pais percebiam que seus filhos estavam aprendendo coisas da realidade. Os pais também se tornaram mais participativos em sala, criando uma sintonia melhor entre casa e escola.”