Alice no Sertão das Maravilhas

Maria Edilma Gomes – Santana do Ipanema (AL)

Para unir a comemoração aos 150 anos do conto Alice no País das Maravilhas com a valorização da cultura nordestina e o desenvolvimento da criatividade e do lado artístico das crianças, a educadora Edilma, de Santana do Ipanema/AL, desenvolveu o projeto Alice no Sertão das Maravilhas.

A atividade foi desenvolvida com 60 alunos com idades entre 6 e 9 anos no Colégio Cenecista Santana.

Formada em História pela Universidade Estadual de Alagoas, a educadora Maria Edilma Gomes leciona há 16 anos nas redes pública e particular do Alagoas. Trabalha utilizando a pedagogia de projetos e acredita que este é um dos meios para uma aprendizagem concreta e significativa.

No primeiro momento, foi feita uma roda de conversa falando sobre o clássico Alice no País das Maravilhas. Foi feito também um levantamento de hipóteses sobre o que os alunos já sabiam.

Os alunos levaram para a escola livros sobre o clássico e foi feita uma leitura compartilhada.

Em seguida, os alunos assistiram a um filme sobre a história. Após o filme, as crianças recontaram a história em grupo. Foi proposto que os alunos fizessem o reconto trazendo Alice para o sertão nordestino, colocando-a em contato com a cultura riquíssima do nordeste brasileiro.

Então, foi proposto para que os alunos construíssem “caixas de história”, em que os alunos mais tarde representaram “Alice no Sertão das Maravilhas”.

Todo o colégio ficou envolvido com o projeto e houve incentivo para outras crianças nas suas produções. Outros alunos de outras turmas fizeram o reconto e depois representaram com um desenho.

No final do projeto, todos os recontos foram reunidos em um livro apresentado em uma noite de autógrafos para os pais.