Construindo uma Cidade Sustentável

Maria Carmem Ribeiro dos Santos – Santos (SP)

A educadora Maria Carmem Ribeiro dos Santos, da escola U.M.E. Mário de Almeida Alcântara, desenvolveu o projeto chamado “Construindo uma Cidade Sustentável”. Nele, as crianças estudaram, aprenderam e vivenciaram o planejamento de uma cidade dentro dos princípios de sustentabilidade por meio da construção de uma maquete.

Formada em pedagogia, teologia e artes visuais, Maria Carmem é professora há 30 anos. Já atuou como produtora cultural, atriz e professora de teatro. Hoje é educadora e funcionária pública da prefeitura de Santos, desenvolvendo projetos de arte-educação.

37 alunos do 3º ano e 35 do 1º ano contribuíram com casinhas e famílias.

“Vida comunitária, princípios de convivência saudável e tranquila, cidades organizadas, e os princípios fundamentais da sustentabilidade são temáticas trabalhadas em minhas aulas.”

“Utilizamos desenhos com canetinhas, trabalhamos com papéis (que serão reaproveitados) e material de reciclagem, como rolinhos de papel higiênico.”

“Este projeto teve início há alguns anos, e a cada ciclo ele vem sendo aperfeiçoado, pois entendo a importância de transmitir para meus alunos esses princípios que norteiam a construção de uma cidade sustentável.”

Iniciamos este projeto conversando sobre o assunto sustentabilidade; assistimos a vídeos educativos e começamos a fixar estes conteúdos. Depois partimos para ação: desde plantar feijões e fazer uma horta na escola até o preparo de todas as peças que formaram nossa maquete da cidade sustentável.”

“Nosso projeto pretende envolver toda a escola.”

“Durante os 2 meses de projeto confeccionamos os materiais e aí está nosso trabalho! Ficou muito legal! Eu e as crianças aprendemos muito!”