Animais na natureza? Isso sim, com certeza!

Lindsai Amaral e Sofia Vieira – Juazeiro (BA)

Para os pequenos conhecerem os animais da fauna local (caatinga), as educadoras Lindsai Amaral e Sofia Vieira se juntaram e concretizaram o projeto “Animais na natureza? Isso sim, com certeza!”. Nele, além de identificarem animais como arara azul, macaco-prego, jacaré-de-papo-amarelo etc., os alunos também refletiram sobre a importância da conservação do habitat e desenvolveram a consciência sobre o aprisionamento ilegal dos bichinhos.

A educadora Lindsai Santos Amaral Batista é professora da rede municipal de Juazeiro-BA há 17 anos. Se formou em pedagogia e se especializou em Gestão de Pessoas e em Educação Infantil. Atualmente é mestranda em Educação Científica e Formação de Professores pela UESB.

Sofia Ferreira Vieira também trabalha como professora há 17 anos na rede municipal de Juazeiro-BA. É pedagoga e se especializou em Alfabetização e Letramento.

A partir do conhecimento prévio dos alunos, as professoras começaram a introduzir animais novos, mostrando a diferença entre animais domésticos e animais selvagens.

“Perguntamos às crianças quais animais pertenciam à fauna da região e o resultado foi bem satisfatório. As crianças classificaram tanto os animais da fauna local quanto os da fauna exótica em suas devidas categorias.”

“Pedimos que os alunos escolhessem um dos animais que eles tinham classificado como da fauna local e confeccionassem fantoches.”

“Encerramos as atividades com uma história participativa: contamos uma história em que animais viviam felizes na caatinga, até que um dia os homens resolveram cortar, queimar, construir estradas e prender os animais. Por este motivo, a caatinga e os animais ficaram tristes. Utilizando fantoches, as crianças participaram da história, sugerindo o que deveríamos fazer para que a caatinga e os animais voltassem a viver bem.”

Outro momento interessante do projeto foi quando as crianças desenharam os animais em seus habitats naturais, reforçando a ideia da natureza e liberdade dos bichinhos.

“O formato mais largo do corpo, tanto das canetinhas quanto dos lápis de cor, deu mais firmeza às crianças, que coloriram com segurança suas produções.”

“A ponta arredondada e cabo anatômico facilitaram o uso seguro das tesouras pelas crianças. Para colar os desenhos nas varetas, utilizaram as Colas Fix Bastão, que evitam sujeira e secam rapidinho.”