Água: Da Leitura À Preservação

Karina Nogueira – São Carlos (SP)

Para passar a importância da água para todos os seres vivos e para o meio ambiente, conscientizar os alunos quanto ao melhor descarte de materiais e reconhecer a ação do homem na transformação da natureza, a educadora Karina Nogueira realizou o projeto Água: Da Leitura À Preservação.

Desenvolvido com 26 alunos com idades entre 4 e 5 anos na CEMEI José de Campos Pereira, em São Carlos/SP.

Karina Falchione Nogueira é formada pelo Magistério e desde então atua na educação infantil.

Já trabalhou no ensino particular em duas instituições infantis, atuou como professora auxiliar em uma escola estadual de Ensino Fundamental com reforço aos alunos com dificuldade escolar. Também já atuou em uma Creche da mesma rede municipal, onde trabalha hoje como educadora infantil.

A leitura da obra Gotinha Plim Plim marcou o início da atividade. A história fala sobre uma gotinha de água e seu ciclo pela natureza. Em roda, os alunos discutiram a importância de cuidar de todos os estágios do ciclo da água.

Para complementar a história, os alunos assistiram a um vídeo em que um peixe narra as dificuldades de viver em um rio poluído.

Após o vídeo, foram feitos dois cartazes: um com água limpa e peixinhos, e outro com a água suja e diversos materiais para representar a poluição.

Ao final, foi feita uma pintura com a finalidade de conscientizar sobre o uso dos recursos naturais.

“Fiquei muito feliz por ser escolhida e poder divulgar meu trabalho como professora. Acho muito válido esse compartilhamento de ideias.”