Corpo, Saúde e Higiene

Geane de Oliveira Melo – Fortaleza (CE)

A educadora Geane Melo, da CEI Hilza Diogo Cals, criou o projeto Corpo, Saúde e Higiene com o objetivo de levar os alunos a conhecer e valorizar o próprio corpo, conscientizando-os sobre a importância da higiene para uma vida saudável.

Este projeto foi desenvolvido com 20 crianças com idades entre 3 e 4 anos por 15 dias.

Formada em Pedagogia e especializada em Ensino de Matemática, a educadora Geane de Oliveira Melo desenvolve suas atividades pedagógicas por meio do lúdico, para que o aprendizado venha de forma prazerosa e eficaz, visando garantir qualidade ao processo ensino/aprendizagem.
Há 6 anos é professora da Rede Municipal de Fortaleza – CE.

No primeiro momento do projeto, foi feito um levantamento do que os alunos já sabiam a respeito do tema “CORPO, SAÚDE E HIGIENE”.

Com isso, os alunos coloriram desenhos que representavam o tema.

Em um segundo momento, os alunos foram convidados a dar banho nas bonecas demonstrando de maneira lúdica como tomar banho e a importância da higiene corporal.

Outra experiência bastante significativa que os alunos adoraram foi a confecção de jogos com materiais reciclados. Eles colaram figuras de alimentos indispensáveis para a nossa saúde (como frutas, verduras e figuras de produtos que utilizamos na higiene corporal e bucal) formando jogos da memória e jogos de dominó.

Para aumentar a euforia da criançada e ampliar seus conhecimentos, a professora confeccionou outros jogos pedagógicos, como pebolim (Totó) e acerte o alvo, além de bonecos reciclados os quais denominamos de “Limpinho” e “Sujão” para fazer demonstração sobre a higiene corporal e bucal. Assim, os alunos continuaram a vivenciar e entender a importância dos hábitos de higiene para a nossa saúde. Depois, os pequenos construíram uma vitrine com embalagens de produtos que utilizamos na higiene em nosso dia-a-dia.

Para ampliar a coordenação motora fina e identificar as partes do corpo, em outro momento as crianças fizeram o contorno do corpo em papelão, dando forma ao corpo humano.

Para envolver pais e alunos, a professora finalizou o projeto com uma linda exposição das atividades realizadas.