Reconto de Fábulas Auxiliando o Letramento

Cristiane da Cunha Cruz Viana – João Pessoa (PB)

Com o projeto “Reconto de Fábulas Auxiliando o Letramento”, a educadora Cristiane Viana conseguiu auxiliar no desenvolvimento do processo de leitura e escrita, na coordenação motora e visomotora, e estimulou o interesse pela leitura. Além disso, ela conseguiu alguns resultados extras muito importantes: aumento da motivação e participação das crianças, integração da comunidade e participação de pais no aprendizado dos filhos. O projeto foi realizado com 37 crianças com idades entre 5 e 9 anos.

A educadora Cristiane da Cunha Cruz Viana tem licenciatura plena em Pedagogia, especialização em Alfabetização, formada no curso PNAIC (Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa) pela Secretaria de Educação do Estado da Paraíba, e teve aperfeiçoamento em Educação Especial e Construtivismo.

Como primeiro momento, teve contação da fábula “A Tartaruga e a Lebre”, diálogo sobre o que é fábula, quais suas características, o que é moral da história.

Depois, o reconto da fábula realizado pelos educandos e pintura de gravuras da fábula.

Num segundo momento, teve o reconto por interpretação.

Com o material da CIS, os alunos responderam uma cruzadinha dos animais e, depois, fizeram a leitura individual dos nomes dos animais.

Os alunos produziram desenhos com as personagens das fábulas com as canetinhas coloridas da CIS.

Mais tarde, fizeram a contação das fábulas “A cigarra e a formiga”, “O corvo e a raposa”, “A raposa astuciosa”, “A lebre e a tartaruga” e “A Raposa e as uvas”; e os alunos realizaram a confecção e montagem de quebra-cabeças para o reconto das fábulas.

Como finalização do projeto, os alunos fizeram o reconto com máscaras.

Os pais foram convocados para debater com a educadora sobre o desenvolvimento dos alunos e verem os trabalhos feitos.