Minha Boneca de Lata – Partes do Corpo

Célia Regina e Joceline Mendes – Paula Freitas (PR)

As educadoras Célia Regina e Joceline Mendes desenvolveram o projeto Minha Boneca de Lata – Partes do Corpo com o objetivo de explorar o tema partes do corpo humano, proporcionando o conhecimento teórico. Como objetivos secundários estavam o desenvolvimento da coordenação motora ampla e fina, a criatividade, imaginação e socialização.

O projeto foi realizado com 48 alunos com idades entre 6 e 7 anos.

A educadora Joceline Mendes Carneiro é professora formada no Magistério, graduada em Pedagogia, pós-graduada em Psicopedagogia e Educação Especial com ênfase em Libras. Trabalha na educação há 18 anos e, no momento, atua no como professora no 1º ano do Ensino Fundamental I na Escola Municipal Mauro de Oliveira Cavallin, em Paula Freitas/PR, no período vespertino e como pedagoga no Ensino Fundamental II e Médio no Colégio Estadual Astolpho Macedo de Souza, em União da Vitória/PR, no período matutino.

A educadora Célia Regina de Lara é formada em Magistério com adicional em Educação Especial, graduada em História e pós-graduada em Psicopedagogia e em Educação Especial com ênfase em Libras. Atualmente atua na Escola Municipal Mauro de Oliveira Cavallin, em que leciona há 20 anos, e também na Escola Alana Maria Mendes De Araújo na modalidade de Educação Especial (APAE), com alunos autistas. Na escola Mauro, trabalha com o 1° ano.

O projeto foi iniciado com os alunos cantando e dançando a música Boneca de Lata. Depois, os pequenos soltaram a imaginação fazendo uma ilustração inspirada na música.

Em seguida, foi feita a confecção da boneca articulada, em que os alunos se divertiram pois coloriram, recortaram e montaram a boneca enquanto identificavam e nomeavam as partes do corpo.

Para finalizar o projeto, todos montaram em conjunto a boneca com sucata, usando a pistola de cola quente, o bastão de cola quente fino e cola de silicone. Também foi feito um caderno para que as crianças registrassem as brincadeiras realizadas.

A partir desta atividade, a cada dia um aluno levava a boneca para casa, junto com o caderno para fazer o registro sobre as brincadeiras.