Mundo das Cores

Cassiana Cristina Freitas – Caraúbas (RN)

Com o projeto Mundo das Cores, a educadora Cassiana Freitas levou as crianças a identificar e nomear as cores, trabalhando as diferenças entre elas, fazendo uma associação com o ambiente ao redor.

Durante uma semana, 16 crianças com 4 anos de idade participaram deste projeto na escola Instituto Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Graduada em Pedagogia, com Pós-graduação em Psicopedagogia. Atua como professora na Educação Infantil há 12 anos.

O projeto O Mundo das Cores foi realizado durante uma semana (5 DIAS) e cada dia foi destinado a uma cor.

Iniciando a semana, a professora organizou as crianças em círculo para contar a história Bom Dia todas as Cores, da escritora Ruth Rocha. Em seguida, os alunos foram indagados sobre quais cores foram apresentadas na história e qual delas eles conheciam. Foi feito uma observação para elencar as diversas cores existentes na sala de aula, citando os nomes de cores e perguntando qual a cor preferida de cada um. Depois, ela explicou que iriamos conhecer cada cor separadamente e que a cada dia da semana em questão deveriam ir para escola com roupas na mesma cor trabalhada.

Durante a semana, a sala de aula esteve decorada com a cor do dia e todo o material usado pelos alunos era na cor estudada. Encerrando o dia, teveram momentos musicais com várias músicas que falam da cores (Arco-íris da XUXA, Onde estão as cores da Xuxa, Aquarela- Toquinho, entre outras).

No segundo dia, a cor escolhida foi a cor Vermelha, em que foi contada a história Chapeuzinho Vermelho. Eles fizeram uma atividade de pintura relacionada à história, uma apresentação de frutas vermelhas que foram usadas para o lanche das crianças além de levar para casa um mimo na cor vermelha.

No terceiro dia, a cor escolhida foi a Amarelo. Foi contada a história Chapeuzinho Amarelo, depois conversou com as crianças sobre a história, cantaram a música meu pintinho amarelinho e depois distribuíram o desenho impresso para colorirem de amarelo. A atividade com tintas amarelas teve como o tema faça sua obra de arte, apresentando a fruta banana e destacando sua cor. As crianças levam para casa um mimo (Sol amarelo feito de EVA).

No quarto dia, a cor escolhida foi o Azul. Escutaram a história A Borboleta Azul, e depois as crianças pintaram várias borboletas de diversos tamanhos de azul, distribuíram várias revistas para as crianças identificarem e recortarem objetos na cor azul.

No quinto dia, a cor escolhida foi o Verde, e foi contada a história O Sapo Apaixonado. Fizeram um passeio pela rua da escola para observar as plantas e folhas das árvores. A professora pediu para as crianças identificarem a cor Verde no passeio. Depois, fizeram uma pintura de um sapo na cor verde.

Sempre participativas, as crianças ficavam ansiosas esperando a próxima cor a ser trabalhada.