Semeando o Amanhã

Adriana Vieira da Silva – Cachoeira Dourada (GO)

Com o objetivo de desenvolver nos alunos a capacidade de cuidar do meio ambiente, preservando quando necessário e atuando em mudanças essenciais para a qualidade de vida dos seres no Planeta Terra, a educadora Adriana Vieira criou o projeto “Semeando o Amanhã” na Escola Municipal Instituto Novo Goiás.

Este projeto foi desenvolvido com 29 alunos com idades entre 9 e 10 anos.

A educadora Adriana Vieira é formada em Pedagogia e pós-graduada em Educação Infantil. Atua como professora há 27 anos revezando entre turmas de 4º e 5º ano. Já foi coordenadora pedagógica do Ensino Infantil e Fundamental I (1º ao 5º ano).

Depois de trabalhar em sala de aula sobre a importância das águas quentes e salgadas, os alunos visitaram um clube onde a água tem as propriedades aprendidas. Foi uma manhã produtiva, em que os alunos foram informados pela filha do fundador do clube que, além de quente e salgada, a água tem propriedades medicinais.

De volta à sala de aula, os alunos leram o livro “Papai na Comunidade. Depois, os alunos fizeram reconto, reescrita e ilustração da história usando lápis de cor e canetinhas CiS.

O gênero textual POEMAS foi bastante explorado. Os alunos participariam de um concurso de poemas sobre a Dengue em que, com a ajuda de uma funcionária da vigilância sanitária, os pequenos visitaram locais possíveis de desenvolver o mosquito da dengue.

Durante o projeto, foram formados pequenos grupos de 5 alunos que saíam pelo pátio em busca de todo lixo jogado no chão no período do recreio. Eles eram os “Coletores do Bem”.

Ao final da atividade, montaram um cartaz com alguns objetos recolhidos por eles.

Os alunos descobriram também, por meio dos estudos e da prática, que as plantas podem se reproduzir através de mudas.

Outra atividade proposta era que os alunos fizessem robôs com materiais que seriam descartados. Então eles recolheram sucatas, usaram canetinhas e cola e criaram diferentes e criativos robôs.

Para fechar o projeto, foram expostas e apresentadas todas as atividades feitas até o momento. Além disso, os alunos apresentaram 5 poemas que foram trabalhados em sala de aula de forma teatral.