/tmp/nqaxl.jpg
Rosângela Aparecida dos Santos – Mogi Guaçu (SP)
Com o projeto “Água, fonte de vida!”, os alunos da educadora Rosângela aprenderam a reconhecer os fenômenos da natureza ligados à água, a importância da água para todos os seres vivos, além de se conscientizarem sobre a importância da sua economia por meio de atitudes simples do dia a dia, garantindo a sustentabilidade do planeta.
As atividades foram feitas durante um mês com 19 alunos com idade entre 2 e 3 anos no CEI Ruy Bueno, em Mogi Guaçu/SP.
A educadora Rosângela Santos Fermino é licenciada em Pedagogia, pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e em Planejamento, Implementação e Gestão em EAD.
Atualmente é professora de Educação Infantil na rede municipal de Mogi Guaçu, no CEI Ruy Bueno.
No começo do projeto, a educadora mostrou aos alunos, de modo lúdico, maneiras de racionar a água nas ações do dia a dia.
Ao dar banho nas bonecas, a educadora ensinou também a importância da higiene pessoal.
Se atentou a mostrar também a importância de lavar as mãos durante o dia.
Para finalizar os cuidados com o próprio corpo, a professora mostrou a importância de escovar os dentes e, também, manter a torneira fechada para não gastar tanta água.
Numa segunda atividade, para demonstrar as fases do ciclo da água, os alunos enterraram cubos de gelo para ver o que aconteceria.
Para ilustrar a água no meio ambiente e sua importância, foi feito um cartaz com tema de rios e mares.
Para ver a importância da água na nossa alimentação e o quanto ela faz parte da natureza, os pequenos foram a uma feira escolher frutas para uma atividade culinária.
Depois, com as frutas escolhidas, foram feitos uma salada, sucos e vitaminas.
Com materiais recicláveis, foram feitas releituras da obra “Os Girassois”, de Van Gogh, apresentando a importância da reutilização de materiais, além de falar sobre a importância da água para as flores.
Os alunos também desenharam suas impressões sobre a poesia “A Sementinha” (http://www.pragentemiuda.org/2010/09/poesias-as-sementinhas.html).
Um cartaz coletivo chamado “Conscientização” teve literalmente a mão de todos! Uma torneira foi colada e as mãos pintadas de azul simbolizavam a água, mostrando que economizar depende de cada um.
No fim do projeto, os alunos apresentaram para os pais o que aprenderam e expuseram todas as atividades.