Raio-X

MATERIAIS

Canetinhas coloridas (Canetinhas Hidrográficas CiS)

Lápis de cor (Lápis de cor Color)

Lanterna

Figuras impressas (clique aqui para baixar os moldes)

COMO FAZER

1. Em uma folha um pouco mais grossa (ex.: canson), imprima o molde que aparece o corpinho por fora. Esta folha é a que ficará na frente das outras. Sugerimos que peça para os pequenos pintarem apenas com lápis clarinho ou apenas contornarem para não prejudicar a visualização. Podem ser adicionados adereços, roupas, cabelo, o que a criança quiser nesta etapa.

2. Depois, em uma folha mais fina (ex.: sulfite comum), imprima as partes de dentro do corpo (esqueleto e/ou órgãos). Ao entregar estas folhas para os alunos, sugira que identifiquem determinado órgão, osso ou sistema em estudo com uma cor de sua escolha.

3. Agora é que a mágica acontece! Coloque uma folha sobre a outra e peça para os pequenos iluminarem por trás. Agora, a pessoinha terá um esqueleto e órgãos!

P.S.: em alternativa à lanterna, é possível colocar as folhas na janela da sala também, criando um varal com as atividades.

4. Abaixo você pode ver como fica com a luz por trás dos órgãos.

5. Abaixo você pode ver como fica com a luz por trás dos ossos.

POR QUE FAZER A ATIVIDADE?

Um dos temas presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental 1, segundo o MEC, é conhecer o corpo humano em sua biologia básica. Ao apresentar uma atividade lúdica e interativa, a absorção do conteúdo fica mais fácil e duradoura. É também possível utilizar esta atividade para identificar o quanto os alunos compreenderam e internalizaram o que foi passado em sala.

Como este é apenas um exemplo, é possível adaptar para diversas situações e faixas etárias, desde determinados sistemas do corpo, tecidos e órgãos, nos anos iniciais, até conteúdos mais complexos, como divisões de um determinado órgão ou células, para anos mais avançados.

POR QUE USAR CiS?

Canetinhas Hidrográficas: disponível em 12 cores vibrantes, estas canetinhas têm ponta super-resistente, proporcionando maior duração mesmo entre as crianças menores. Elas também têm tinta à prova d’água, saindo facilmente com uma lavagem simples caso os pequenos risquem as roupas sem querer.

Lápis de Cor Color: com corpo de madeira de alta qualidade e mina mais resistente, estes lápis duram muito mais sem quebrar. As cores são mais vivas e com pigmento mais acentuado. Além disso, o corpo sextavado auxilia na pegada.