Monstros monstruosos

MATERIAIS

Tesoura (KS 240)

Cola (CiS Fix)

Blocos de montar (apontadores CiS 700)

Figuras impressas (clique aqui para baixar os moldes)

COMO FAZER

1. Escolha figuras que estejam em posições semelhantes e imprima do tamanho de três blocos unidos. Escolhemos aqui personagens como vampiro, bruxa e múmia por serem de fácil identificação e por terem uma temática relacionada à época de dia das bruxas.

2. Recorte de forma que fiquem separadas as mesmas partes de cada figura (cabeça – tronco – pernas).

3. Cole cada recorte em um bloco diferente.

4. Disponha os blocos para que os alunos identifiquem as partes, montem e remontem cada personagem.

5. A criação de novos personagens também deve ser encorajada. Isso ajudará na criatividade, imaginação e lógica para solução de problemas.

POR QUE FAZER A ATIVIDADE?

Esta atividade trabalha a lógica e o raciocínio das crianças utilizando o lúdico, a criatividade e a coordenação motora como apoios. Para um personagem fazer sentido, é preciso que tenha uma cabeça no topo, um tronco no meio e pernas embaixo. Ao separar e misturar as partes, cada aluno precisará identificar conjuntos, montá-los e solucionar um pequeno enigma. Ao montar e remontar, eles utilizam várias partes do cérebro, tanto no lado motor (por precisarem encaixar as peças) quanto no visual-cognitivo (por precisarem identificar um personagem em meio às peças).

POR QUE USAR CiS?

– Tesoura KS 240: o cabo de borracha se adapta ao formato do dedo de quem está utilizando esta tesoura. Ele tem a flexibilidade necessária para se moldar aos dedos enquanto proporciona firmeza e precisão no corte. Além disso, tem ponta curva, mais segura para as crianças.

Cola CiS Fix: disponível em três tamanhos (8g, 19g e 34g), as colas Fix são em bastão, atóxicas, laváveis e com secagem rápida. Por essas características, ela se torna uma ótima opção para crianças pequenas.

Apontador 700: além de cumprir o propósito de apontador, esses modelos da CiS também atuam como blocos de montar. Portanto, ao unir a funcionalidade prática ao lúdico da brincadeira de montagem, estes apontadores se tornam grandes aliados à educação.