Espetinho de alfabeto

MATERIAIS

Tesoura (KS 240)

Canetinhas coloridas (Canetinhas hidrográficas BIG)

Lápis (CiS Wave Grip)

Cola bastão (CiS Fix)

Caixa de papelão vazia

Palitos (podem ser de churrasco ou de sorvete)

EVAs coloridos

COMO FAZER

1. Escolha as cores de EVA que usará para as letras. Em seguida, recorte 52 quadradinhos (26 letras do alfabeto duplicadas).

2. Com a canetinha, desenhe pares de letras nos quadrados. Podem ser letras iguais, uma maiúscula e uma minúscula, uma bastão e outra cursiva, como preferir, seguindo o que está em pauta em sala.

3. Escolha um dos alfabetos e cole no topo da caixa de papelão. É importante que fiquem dispostas de forma que todas estejam visíveis e com um espaço acima de cada quadrado.

4. Nos palitos, cole o alfabeto restante. Em seguida, faça furos acima das letras para que haja lugares onde encaixar os “espetinhos de letras”.

ATENÇÃO: como palitos de churrasco têm pontas afiadas, sugerimos cortá-las ou lixá-las. Caso prefira, é possível utilizar palitos de sorvete no lugar.

5. Agora, é só deixar que os pequenos encontrem o par certo! Você pode fazer toda a atividade em conjunto com a sala ou apenas disponibilizar a caixa com letras para que descubram os pares. Você, como educador(a), pode sentir o quanto a sala poderá acompanhar antes de decidir a partir de qual etapa começar.

POR QUE FAZER A ATIVIDADE?

Esta atividade trabalha a lógica e o raciocínio das crianças utilizando o lúdico, a criatividade e a coordenação motora como apoios. Ao separar e misturar as partes, cada aluno precisará identificar conjuntos, montá-los e solucionar um pequeno enigma. Ao montar e remontar, eles utilizam várias partes do cérebro, tanto no lado motor (por precisarem encaixar as peças) quanto no visual-cognitivo (por precisarem identificar uma letra em meio às opções).

POR QUE USAR CiS?

– Tesoura KS 240: o cabo de borracha se adapta ao formato do dedo de quem está utilizando esta tesoura. Ele tem a flexibilidade necessária para se moldar aos dedos enquanto proporciona firmeza e precisão no corte. Além disso, tem ponta curva, mais segura para as crianças.

Canetinhas Hidrográficas BIG: disponível em 6 cores vibrantes, estas canetinhas têm corpo BIG, facilitando na pegada de crianças com coordenação motora fina ainda em desenvolvimento. Além disso, a ponta super-resistente proporciona maior duração mesmo entre as crianças menores. Elas também têm tinta à prova d’água, saindo facilmente com uma lavagem simples caso os pequenos risquem as roupas sem querer.

Lápis CiS Wave Grip: o corpo redondo cheio de entradas facilita na hora de escrever. Os gumes dão mais firmeza e não deixam que o lápis escorregue durante a escrita.

Cola CiS Fix: disponível em três tamanhos (8g, 19g e 34g), as colas Fix são em bastão, atóxicas, laváveis e com secagem rápida. Por essas características, ela se torna uma ótima opção para crianças pequenas.