Silene Vieira

Por: Célia Regina

Divinópolis (MG)

Com o projeto “No Mundo das Sensações”, a educadora Silene se baseou em Vygotsky e criou atividades para proporcionar o estudo crítico, comparativo e coletivo dos cincos sentidos. Projeto realizado com 20 crianças com idades entre 7 e 8 anos. Conheça outros projetos em: http://cis.sertic.com.br/projetos.php

Graduada e Licenciada em Pedagogia. Especialista em Educação Especial e Inclusiva, cursando pós-graduação em Administração e Orientação Escolar, Alfabetização e Letramento e Ludopedagogia e Psicomotricidade. Atuou como professora na Escola Estadual Helena Antipoff com Educação Especial. Na Escola Estadual Lauro Epifânio, atua com a disciplina Língua Portuguesa. Atualmente leciona nos Anos Iniciais com o projeto PROETI em tempo integral com a disciplina Educação Ambiental.

Após a explicação do projeto, foi solicitado para as crianças sentarem em dupla para a realização da primeira atividade do projeto. Nesse momento a educadora mostrou várias gravuras que tinham os órgãos dos sentidos. Assim, os pequenos fizeram um registro de tudo que foi visto e discutido nessa aula. Depois fizeram a socialização dos cinco sentidos. Cada dupla foi falando sobre o sentido que havia escrito no registro.

No segundo momento, foi proposto para os educandos sentarem em grupo. E nessa hora a educadora passou por cada grupo com a caixa das sensações. Essa caixa tinha vários tipos de materiais para trabalhar o paladar, olfato, tato, audição e a visão. Os alunos ficaram muito eufóricos e entusiasmados com cada objetivo que estava sendo retirado da caixa. O sentimento de felicidade estava estampado no rosto de cada um. Cada criança tirava um objeto e com os olhos vendados tinham que adivinhar o que estava sendo retirado através dos cinco sentidos. Além dos sentidos, a professora trabalhou com elas as formas geométricas de cada objeto que estava sendo retirado.

Em seguida, Silene trabalhou com os alunos a música Aquarela. Nessa hora o intuito foi buscar desenvolver a percepção dos alunos na questão das formas geométricas e a audição. O objetivo foi alcançado com sucesso, pois eles conseguiram entender e fazer o que foi solicitado.

Numa outra etapa, foi trabalhado com a turma a história do tangram. Muitas crianças não sabiam de onde vinha e de onde surgiu o tangram. Discutiu-se também sobre as formas geométricas e as cores. Depois disso, para finalizar o projeto, foi proposto para os alunos relatarem em uma folha A4 como foram todas as sensações que eles vivenciaram durante o projeto. Para finalizar, fizeram uma ilustração.