Era uma vez, histórias que a gente refez

Nyedja Karlla – São Fernando (RN)

Com o projeto “Era uma vez, histórias que a gente refez”, a educadora Nyedja Karlla utilizou-se do clássico João e o Pé de Feijão para trabalhar escrita, oralidade e leitura. Também auxiliou os alunos a ampliarem o repertório artístico e a coordenação motora por meio de dobraduras, recortes e colagens de materiais reciclados. A atividade foi realizada com 17 crianças de 6 a 7 anos.

Nyedja Karlla de Sena Fernandes é licenciada em Pedagogia e Especialista em Língua Portuguesa e Matemática em uma Perspectiva Transdisciplinar, é professora polivalente com trabalho dedicado a alfabetização.
Fora da sala de aula, Nyedja dissemina o trabalho e as ideias de projetos na página do Facebook chamada “cantinho da tia ny”, onde realiza a divulgação das aulas, traz sugestões de leitura, ideias, moldes de atividades e mantém contato com os pais dos alunos. É também administradora de um grupo no WhatsApp chamado “focadas na alfabetização”, no qual conta com a participação de professores de várias regiões do Brasil dividindo trabalhos, sugerindo atividades e compartilhando a sua rotina docente.

Nyedja iniciou o projeto com a leitura de vários contos infantis que percorrem o universo literário até os dias de hoje. Após a leitura, interpretação e atividades direcionadas (impressas e em cartazes, assim como orais), trabalhou com ênfase a história de “João e o Pé de feijão”, cuja proposta foi explorar a questão familiar, do homem do campo, a classe familiar, sistema monetário, animais, plantas, enfim, colocar o conteúdo presente neste história de modo que extrapole todas as áreas de conhecimento.

Sendo assim, após leitura e discussão do texto, construíram um livro com um poema coletivo que retratou as “Astúcias de um João” conforme o pensamento infantil, onde puderam utilizar o era uma vez, mediante suas próprias interpretações, além de trabalhar a consciência fonológica acerca das rimas.

Outra etapa do projeto visou a consciência de cada estudante acerca do lixo que se é produzido no recreio e nos intervalos de cada aula.

Depois, trabalharam a conscientização dos alunos para que estes sejam multiplicadores na área escolar, assim como na própria comunidade, diante da reciclagem, levando adiante a ideia de reduzir, reciclar e reutilizar desde materiais manipuláveis em suas residências a embalagens de balas, pipocas e bombons. Com o material coletado, refizeram a sequência da história, de personagens, cartazes, entre outros.

Após a construção destes materiais, veio mais uma etapa: Amostra Pedagógica – “Era uma vez, história que a gente refez”. Os alunos saíram no dia anterior à amostra convidando, de sala em sala, as turmas para prestigiarem seus trabalhos, além de levarem um convite impresso aos pais. No dia seguinte, quando tudo estava pronto, apresentaram a amostra.

Como legado para escola, fizeram um painel sobre a importância da conscientização com o cuidado no lixo e a importância de reutilizar materiais para afins de outras atividades. Este painel foi um trabalho coletivo, em formato de quadro, onde todas as crianças puderam dar sua contribuição acerca do que se foi trabalhado, concretizando assim mais uma etapa.