Trenzinho da Leitura

Laís Francisco – Brasília de Minas (MG)

Com o objetivo de avançar com os alunos no âmbito da leitura, a educadora Laís Francisco criou o projeto Trenzinho da Leitura. Nele, participaram 8 crianças de 9 anos.

Formada em Pedagogia e Pós Graduada em Educação Infantil e Docência em Ensino Superior, a educadora Laís Francisco leciona na Escola Estadual Cremilda Passos no 3º ano do Ensino Fundamental.

Primeiro, a educadora explicou o processo do trenzinho: cada nível de leitura era simbolizado por um vagão. Quando a criança melhorava a leitura, ela passava para o vagão seguinte.

A professora mostrou a importância da leitura e demonstrou como essa atividade pode ser prazerosa. Tanto é que colocou colchões na sala para deixar a leitura ainda mais gostosa.

Os alunos liam os textos para a professora no início de cada aula. Eram 30 textos diferentes com dificuldades gradativas e, a cada dificuldade lida, o aluno pintava um vagão.

A sala também foi decorada com o tema de vagões.

No fim, todos ganharam medalhas de maquinistas e ganharam trenzinhos.