LIBRAS

Ivoneide Mariano de Carvalho – João Pessoa (PB)

A educadora Ivoneide Carvalho desenvolveu um projeto pedagógico de inclusão em sala de aula, no qual apresentou a linguagem brasileira de sinais para 27 crianças de 4 anos, no CREI Maria da Penha.

Com o objetivo de ensinar os sinais básicos da linguagem dos surdos, o alfabeto em LIBRAS, e Números em LIBRAS, Animais em LIBRAS algumas formas de comunicação para serem utilizadas em conversação com os surdos, a educadora Ivoneide criou a seguinte atividade:

No 1º momento, a educadora realizou uma Dinâmica com a folha de papel A4 em branco, seguida de uma pequena explicação oral sobre LIBRAS e sua importância para os alunos em sala de aula.

Em seguida, foi apresentado um pequeno diálogo com a Turma em LIBRAS e explicado para as crianças, que foi:
• OI, TUDO BEM!
• VAMOS APRENDER LIBRAS?
• QUAL O SEU NOME? ONDE VOCÊ ESTUDA?

Foi explicado que para os surdos cada pessoa tem seu sinal de identificação. Falou-se também sobre os membros da família: pai, mãe, irmão, irmã, tio, tia, avó, avô e o sinal de família.

Em seguida, a professora mostrou o alfabeto em língua de sinais utilizando da música da Xuxa – o ABC da Xuxa. Depois, pediu para as crianças treinarem seus próprios nomes em sinais.

Foram apresentados também números e animais em LIBRAS.