Tangram na Alfabetização

Célia Regina Lara – Paula Freitas (PR)

A educadora Célia Regina desenvolveu o projeto interdiciplinar “Tangram na Alfabetização” com os objetivos de trabalhar o raciocínio, a criatividade e concentração dos pequenos, estimulando a aprendizagem de forma prazerosa. A atividade foi realizada com 48 alunos com idades entre 5 e 6 anos.

A educadora Célia Regina de Lara é formada em Magistério com adicional em Educação Especial, graduada em História e pós-graduada em Psicopedagogia e em Educação Especial com ênfase em Libras. Atualmente atua na Escola Municipal Mauro de Oliveira Cavallin, em que leciona há 20 anos, e também na Escola Alana Maria Mendes De Araújo na modalidade de Educação Especial (APAE), com alunos autistas.

Num primeiro momento, os alunos coloriram, recortaram e montaram o quebra cabeça do tangram.

Depois, as crianças montaram o quebra-cabeça e brincaram livremente.

A primeira figura montada e colada foi esta casinha, pois é mais fácil para entender como organizar cada figura.

Em seguida, a professora colocou músicas infantis para cantarem, brincarem e montar figuras com tangram que ilustrassem as canções.