Gentilidade

Catiucia Corrêa Chaparro – Cidreira (RS)

Com o projeto Gentilidade, a educadora Catiucia levou a importância da gentileza para seus alunos, fazendo com que trabalhassem tanto a palavra quanto as atitudes que ela traz.

A educadora Catiucia Corrêa Chaparro atualmente leciona no município de Cidreira/RS, na Escola Municipal Ildo Meneghetti, em duas turmas de terceiro ano do ensino fundamental.

Num primeiro momento, a professora questionou o que cada aluno entendia por gentileza e fez uma roda de discussão.

Em seguida, ela apresentou dois vídeos. O primeiro, do Profeta da Gentileza, falava sobre o Profeta que pintou os muros do Viaduto do Chá, no Rio de Janeiro, com palavras e frases de Gentileza, e entregava flores para as pessoas na rua. Conversaram sobre o vídeo e cada um foi instigado a dizer o que sentiu.

Já o segundo vídeo foi a música da cantora Marisa Monte chamada Gentileza, em que uma pessoa faz uma gentileza e depois recebe uma gentileza em troca, gerando um ciclo de positividade. A partir daí, discutiram o que poderia ser feito de ação para com o outro.

Para finalização, os alunos confeccionaram cartazes para espalhar pela escola com palavras de gentileza e saíram abraçando os colegas, professores, funcionários e dizendo palavras de gentileza.

Segundo a professora, realizar este projeto fez os alunos pensarem um pouco mais sobre suas ações e transformou o dia a dia dentro e fora da sala de aula.