O mundo está em nossas mãos

Cássia Luciana Barcellos Souto – Cidreira (RS)

Com o projeto “O mundo está em nossas mãos”, a educadora Cássia Luciana trabalhou em conjunto com 21 alunos entre 7 e 8 anos, com o objetivo principal de estimular nas crianças o respeito com nosso planeta e mostrar a elas a importância dos nossos atos.

Como objetivos secundários, conseguiram:

*Proporcionar o conhecimento e a conscientização de que a mesma mão que destrói também pode construir;
*Conscientizar as crianças sobre a importância vital do meio ambiente e de nossos atos;
*Estimular para que percebam a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas têm causado à natureza;
*Desenvolver e estimular na criança a criatividade;
*Proporcionar o contato com a natureza e participar da preservação do meio ambiente.

Cássia Luciana Barcellos Souto é magistrada em séries iniciais e educação infantil, formada em pedagogia, com pós-graduação em: Supervisão, Gestão e orientação escolar (FUCAP); Artes na Educação (UNCID); e Mídias na Educação (URGS).
Atualmente é professora de série iniciais na escola E.M.E.F. Ildo Meneghetti no turno da manhã, vice-diretora à tarde na E.M.E.F Calil Miguel Allen e professora de Educação Artística também na escola Calil Miguel Allen em Balneário Pinhal.

1ª etapa do projeto: Conversar e explicar: o que é Mundo? Onde vivemos? O que fazemos de bom ou ruim atinge quem? Qual a importância do solo, do ar e da água? O que podemos fazer com nossas Mãos?

2ª etapa: Listar os animais que os pequenos mais gostam. Qual o habitat natural desses animais?

3ª etapa: Construir um livro gigante da turma “O Mundo Está em nossas Mãos”, com animais ilustrados com pinturas das mãos e pés, com ilustrações para apresentar as soluções que foram pesquisadas para o problema que está sendo estudado.

Por achar interessante criar animais com as mãos e pés, a educadora uniu o interesse dos pequenos com o prazer das crianças em pintar as mãos e pés. Assim, usou o prazer da bagunça educativa para que percebessem do que as mãos são capazes de fazer com o mundo.

4ª etapa: Construção de um livro individual de cada aluno.
Para ficar mais interessante e eles poderem levar para casa, a professora imprimiu os desenhos e escreveu sobre a importância do solo, água e ar igual ao livro grande da turma.
Como atividade de casa, eles ficaram de mostrar e ler para seus responsáveis o seu livro e questionar o que estavam trabalhando em aula.

5ª etapa: Como atividade para casa de todos os finais de semana, os alunos tinham que fazer uma boa ação ao meio ambiente ou uma obrigação ao meio ambiente. Todas as segundas-feiras os alunos expuseram o que fizeram de obrigação e boa ação, e eles identificam se foi boa ação ou obrigação. Após relatos, como incentivo todos eram aplaudidos.

6ª etapa: Apresentação de um vídeo educativo, que tratava da questão do lixo, da preservação do meio ambiente. Após, fizeram um debate sobre o que podemos fazer para amenizar esta situação.

7ª etapa: A professora proporcionou à turma um passeio (pela praia, bairro, ruas próximas à escola), onde eles foram orientados a observar as formas de degradação que estão presentes naquele meio ambiente ou em suas proximidades, além de fazerem ações de cuidado com o meio ambiente: recolher lixo na orla marítima, descartar no lugar correto (lixeira), por exemplo. Sempre explicando a importância de praticar atitudes corretas.

8ª etapa: Por fim, fizeram um debate sobre a situação que se encontra nossa orla marítima. O que acontece com este lixo no mar? Por que os animais marítimos morrem? Quem é responsável por esta situação? Quais as melhores soluções para preservamos nosso planeta?

As atividades do projeto foram desenvolvidas de forma proveitosa, podendo-se perceber o resultado dia após dia, pois os alunos após atividades de tema de casa começaram a cobrar um dos outros o cuidado com o lixo. Após cada final de semana relatavam com satisfação o que haviam feito com seus familiares de boas ações para o nosso mundo.

“Fomos na praia após uma grande ressaca no mar e eles conseguiram ver de perto o quanto o ser humano agride a natureza em colocar, por exemplo, uma sacola na areia. O mar leva para dentro com a onda e os animais marítimos acabam engolindo pensando que é comida. Só de ver isso, as crianças perceberam que se cada um fizesse sua obrigação, o mundo não estaria poluído desta forma.”

Enquanto pintavam os seres vivos com as mãos, sempre questionavam a importância de nossas atitudes.