Valores Humanos

Bruna Graziele Araújo de Oliveira – Fortaleza (CE)

Para contribuir no processo de integração e interação da comunidade escolar como um todo, a educadora Bruna Graziele desenvolveu o projeto Valores Humanos com 44 crianças de 6 e 7 anos na escola Municipal Raimundo Moreira Sena.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú, a educadora Bruna Graziele Araújo de Oliveira, de Fortaleza/CE, trabalha há seis anos na Área da Educação. Atualmente cursa Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Estadual do Vale do Jaguaribe.

O projeto foi iniciado buscando o conhecimento prévio das crianças e trabalhando sua própria identidade como integrante da sociedade. Na ocasião, as crianças participaram de uma roda de conversa com objetivo de buscar o conhecimento sobre os valores de cada uma.

Em seguida, foram trabalhados os nomes dos valores escritos em papel dupla face recortado em formato de folha de árvore, enfatizando a presença e a utilização dos valores na vida dos cidadãos.

Foi então realizada a montagem de uma grande árvore na parede externa da sala de aula junto à comunidade escolar.

Foi apresentada em aula expositiva a árvore dos valores aos alunos e funcionários da escola, explorando o significado e presença de cada valor na sociedade.

Em outro momento as crianças reproduziram essa árvore em tamanho menor, realizando a leitura dos nomes dos valores contidos nas folhinhas e questionando com os colegas sobre cada um deles.