Macaco, miquinho ou sagui? Preservar para viver!

Adriana da Silva Monteiro Fonseca – Varginha (MG)

Logo após os alunos perceberem alguns “intrusos” no ambiente escolar, a educadora Adriana Monteiro criou o projeto “Macaco, miquinho ou sagui? Preservar para viver!”, em que 23 crianças de 4 a 6 anos aprenderam sobre diversas disciplinas diferentes ao mesmo tempo em que ampliavam a consciência ambiental.

Adriana da Silva Monteiro Fonseca é graduada em Pedagogia, pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica, em Educação Especial Inclusiva, Alfabetização e Letramento, e Produção de Material Didático Para à Diversidade. Atua na Escola Marista Champagnat de Varginha (MG) há 3 anos e meio como Educadora na Educação Infantil.

1 ° Momento: Arte-Imagem e Linguagem / Educação Matemática/ Conhecimento de Mundo (Interdisciplinar)
Passeio pelo bosque para observar as características físicas dos animais.
-Locomoção;
– Som que produz;
– Tamanho
– Quantas patas? Rabos? Olhos?

Registro: Desenho do Sagui no ambiente escolar
Local Bosque da Escola: Foram colocadas mesas e cadeiras próximas às árvores onde os Saguis costumam aparecer. Em seguida, os educandos receberam canetinhas hidrográficas SUPER, Lápis de cor Super Color, lápis fantasia para desenhar o sagui no ambiente da escola. As crianças gostaram muito de realizar essa atividade fora de sala e utilizar os materiais da CIS.

É hora de escrever! Por meio da escrita espontânea de animais, com o objetivo de explorar a língua oral/escrita, associando o som as letras, as crianças escreveram do seu jeito de criança os nomes dos animais e coloriram com capricho.

Varal de perguntas
Os educandos transcreveram as perguntas referentes suas hipóteses e montamos um varal de perguntas: O que queremos saber?
Em seguida, ilustraram suas perguntas.

Fizemos a leitura e reflexão da poesia: SAGUI GUI GUI GUI (Ane Lieri).
Em seguida as crianças foram seguindo as orientações da educadora como: pintar vogais, consoantes e pintar a palavra Sagui e destacar informação colorindo frase. Objetivo: Adquirir o hábito da leitura, interpretação e apreciação de histórias. Reconhecer diversos portadores textuais.

Trabalhamos com classificação e agrupamentos de figuras e o macaquinho não podia faltar! As crianças receberam lápis, borracha, tesoura, cola. Foi muito divertido e significativo realizar a atividade. Coloriram as gravuras e após a colagem, atentos ao agrupamento, transcreveram os nomes dos grupos montados. Objetivo: observar a sequência, a direção, o uso do espaço e o traçado das letras, além da classificação, agrupamento e organização de figuras.

Fizemos o nosso próprio boliche das vogais e números, além do tomba latas. As crianças coloriram as carinhas dos macaquinhos e a professora colou usando o refil e pistola de cola quente da CIS. Foram colados números e letras de EVA na embalagem de iogurte e latas de leite em pó. Trabalhamos a consciência ambiental por meio do reaproveitamento de materiais recicláveis, além de promover a diversão e muita aprendizagem. Quando jogavam as crianças marcaram na tabela feita com papel kraft e canetinha hidrográfica da CIS a pontuação. Objetivo: Ampliar o campo numérico através da construção do conceito de número; perceber a inclusão hierárquica dos números; pensar quantitativamente estabelecendo relação entre o numeral e a quantidade. Reconhecer números.

Os educandos pintaram os macaquinhos com o lápis de cor. Após, recortaram seguindo o contorno dos macacos deixando um espaço em branco para evitar que rasgassem. Com a cola de silicone líquida da CIS, foram colados nos pregadores de roupa para compor o painel usado na rotina diária. Objetivo: Ampliar o campo numérico através da construção do conceito de número; perceber a inclusão hierárquica dos números; pensar quantitativamente estabelecendo relação entre o numeral e a quantidade. Esta atividade foi muito significativa. Cantamos versinho assim: Os macaquinhos da Dona Inês, pularam nos galhos todos de uma vez… Pulou um, pulou dois, pulou três… e assim sucessivamente. Possibilito que criem versinhos e sai cada coisa envolvendo números!

As crianças receberam frases enumeradas com informações sobre os Saguis. Foram lidas as frases pela educadora e os mesmos tinham que acompanhar seguindo com o dedo. Paramos para conversar sobre as informações lidas. E algumas frases respondiam o que as crianças queriam saber, conforme atividade feita com o varal de perguntas. Com a tesoura da Cis as crianças recortaram as frases e colaram no lumi paper seguindo a ordem numérica e escolheram a informação mais interessante para ilustrar.

Foram carimbadas as mãozinhas com guache, desenharam a carinha do macaco com a canetinha da Cis e o olho móvel foi colado com a cola líquida de silicone da Cis. Completaram a cena com cola colorida e a margem foi feita com jornal, pois o livro trabalha o gênero textual jornal.

Oba! Cama elástica! Música: Cinco Macaquinhos (Xuxa)
A música Cinco Macaquinhos da Xuxa foi muito explorada em nosso Projeto. Trabalhamos a letra de várias formas interdisciplinar. Surgiu a ideia de representá-la na cama elástica da escola. As crianças pintaram as máscaras e representamos a música na cama elástica. Um grupo com cinco crianças ficavam na cama elástica e os outros cantavam a música. Assim, todos participaram com bastante animação e conceitos matemáticos foram aprendidos ao ir diminuindo os macaquinhos.

As crianças gostam muito de pegar as sementes das árvores que caem no chão. Daí surgiu a ideia de fazer um Sagui com sementes. Ficou um amor! Usamos a cola de silicone líquida da Cis para colar a semente em retalhos de folha sulfite. Na folha colorida, as crianças montaram o ambiente do Sagui com recortes usando a tesoura da Cis e completaram a cena com a canetinha e lápis de cor da Cis. Após a cena pronta, recortaram os saguis de semente e colaram na cena conforme suas escolhas. Objetivo: Utilizar e reconhecer diversos objetos que possibilitam a construção de obras de Arte.