Pra que serve um professor?

Por: Matheus Portela

Muitos de nós, se não a maioria, já passou alguns anos dentro de uma sala de aula ouvindo uma figura muito enigmática falando coisas lá na frente. Quantas vezes, talvez, já nos cansamos disso? Quantas vezes resolvemos ir tomar um suco com os amigos ao invés de assistir novamente ao discurso daquele sujeito que tudo sabe? Afinal, pra que nos serve tudo isso?

Li estes dias uma frase de uma propaganda que dizia: “O nerd de hoje é o CEO de amanhã”. Será mesmo? E como será que se desencadeia um processo tal qual mobilize pessoas de maneira que comecem a buscar novos conhecimentos incessantemente até viverem o que leem?

O professor é a pessoa que possui nas mãos a palavra “chance”. Ele tem uma oportunidade nas mãos que, quando mal utilizada, multiplica o desperdício de tempo em forma de palavras soltas e aleatórias.

O professor pode ser considerado sim um herói, mas com prazo de validade. Seu tempo é a maior preciosidade que tem, além do conhecimento. Se não aplicá-lo com zelo, terá realizado a metade de sua capacidade.

“Um” professor serve a si mesmo, “O” professor serve o outro.

A condição deste profissional, deste indivíduo, é inerente as próprias motivações que o levaram estar ali, diante de 40, 50 ou até 120 alunos dentro de uma sala. É persistente, resiste ao fogo, a críticas, à apatia e desinteresse de alguns alunos. Por isso, vence, pois SERVE AO OUTRO! Missionário para alguns, guru para outros. Lecionar não é apenas um serviço, é uma causa, uma bandeira, uma justificativa e o principal motivo da existência do professor.

Sem o professor é como se a educação não fosse completa.

O professor SERVE ao outro e, só por isso, já deve ser respeitado e honrado, ainda que suas limitações e imposições sejam objetos para apontá-lo.

Muitos professores são tão feras no que fazem que transmitem suas energias positivas como um toque divino. Chegam até a emocionar os que estão à sua frente, fazendo com que nosso coração e nossa mente estejam entregues para admirá-los para sempre! Só por isso, professor, você merece o nosso aplauso.

Obrigado professor por nos servir esse tempo todo!