O valor da compreensão e da colaboração

Por: Eduardo Barbosa

Para a Logosofia, “colaboração é a parte de esforço, boa vontade e até de sacrifício que o homem oferece em favor de uma amizade, de uma empresa ou de um ideal”. Quando se observa e analisa a situação mundial e os inúmeros esforços feitos para assegurar a paz entre os homens, podemos concluir que, em realidade, o que está faltando para aproximar os homens em torno de ideais comuns e encaminhar a solução dos problemas humanos é a compreensão e a colaboração.

A colaboração, como princípio que torna possível a realização de obras fecundas e duradouras entre os homens, é um dos tantos valores que a Pedagogia Logosófica estimula na fase de formação do caráter da criança e do adolescente. A compreensão, por sua vez, é outra condição essencial para uma feliz convivência entre as pessoas e indispensável para superar diferenças, naturais em qualquer situação da vida familiar e social.

Para nossa reflexão, é oportuno perguntar: quantos problemas que afetam nossa vida no mundo atual seriam encaminhados e resolvidos, efetivamente, apenas com a prática da compreensão e colaboração entre as pessoas?

No processo formativo do ser humano, qual seria a fase mais adequada para iniciar a aprendizagem e a prática desses valores? Para a Pedagogia Logosófica, a mente da criança é terra virgem e fértil, sendo não só uma obrigação como também um dever moral semear boas sementes, a fim de que façam surgir as virtudes e qualidades superiores. Daí que, no nosso entendimento, não há fase mais propícia para iniciar esta aprendizagem do que a infância.

A prática pedagógica dos Colégios Logosóficos favorece em alto grau o cultivo da compreensão e da colaboração. Assim, desde cedo a criança e o adolescente recebem em nossas escolas o incentivo para se tornarem, no futuro, indivíduos capazes de contribuir para a solução de muitos problemas que hoje afligem a alma humana.

Fonte: http://colegiologosofico.com.br